Sintomas de TDAH: adultos x crianças


Os sintomas principais do TDAH são desatenção, hiperatividade e impulsividade, que se manifestam de forma excessiva, persistente e inapropriada para a idade, não ocorrem em um único contexto e não podem ser atribuídos a outro diagnóstico (BARKLEY, 2003; AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2013).

O vídeo a seguir ilustra de maneira divertida alguns dos sintomas do TDAH. Trata-se de uma animação chamada Minuscule (Minúsculos), cujos protagonistas são insetos. Esse é um dos 78 episódios e narra as aventuras de uma joaninha hiperativa.

Abaixo faremos um paralelo entre as manifestações dos três sintomas básicos na infância e como eles podem evoluir na fase adulta (adaptado de WEISS, 1999):

1. HIPERATIVIDADE

Criança: mexe as mãos e os pés, levanta-se demais, corre e escala, não brinca em silêncio, “a mil por hora”, fala demais.

Adulto: “workaholic”, sobrecarregado, escolha de profissão ativa, atividades excessivas causando tensão familiar.

2. IMPULSIVIDADE

Criança: responde antes do final da pergunta, não espera a vez, intromete-se ou interrompe demais.

Adulto: baixa tolerância à frustração, perde o controle, abandona empregos, perde relacionamentos, dirige velozmente.

3. DESATENÇÃO

Criança: dificuldade de manter a atenção, parece não escutar, não segue instruções, desorganizado, perde objetos, facilmente distraído.

Adulto: dificuldade em manter a atenção, procrastinação, lento e ineficiente, má administração do tempo, desorganizado, esquecido.

Assim, reforçamos a necessidade da identificação e tratamento do TDAH para prevenção de agravos e melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.

Não deixe de ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *