Sobre a autora

Juliana Barbosa Goulardins

IMG_8404

Fisioterapeuta, especialista em Neurofuncional, Mestre em Ciências pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Doutora em Ciências pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo.

Atua na fisioterapia há 10 anos, com experiência no atendimento domiciliar, ambulatorial e na atenção primária. Além disso, tem intensa participação acadêmica como docente em cursos de extensão, palestras e outros eventos. Possui publicações de artigos em revistas científicas de alto impacto internacional, por sua experiência nas áreas de desenvolvimento infantil, com destaque para suas pesquisas com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e TDC (transtorno do desenvolvimento da coordenação). Também é membro do DCD Research Group Collaboration (Grupo de Colaboração e Pesquisa sobre o TDC), uma parceria entre universidades internacionais para melhor compreensão e suporte de crianças, adolescentes e adultos com dificuldades motoras.

Publicações científicas recentes da autora:

1. GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D. ; PIEK, J.P. ; KANE, R. ; PALÁCIO, S.G. ; CASELLA, E.B.; NASCIMENTO, R.O. ; HASUE, R.H.; OLIVEIRA, J.A. The relationship between motor skills, ADHD symptoms, and childhood body weight. Research in Developmental Disabilities, v. 55, p. 279-286, 2016.

2. GOULARDINS, J.B.; RIGOLI, D.; LOH, P. R. ; KANE, R. ; LICARI, M. ; HANDS, B. ; OLIVEIRA, J. A. ; PIEK, J. The Relationship Between Motor Skills, Social Problems, and ADHD Symptomatology: Does It Vary According to Parent and Teacher Report? Journal of Attention Disorders, v. 19, p. 1-10, 2015.

3. GOULARDINS, J.B.; RIGOLI, D.; LICARI, M. ; PIEK, J. ; HASUE, R. H.; OOSTERLAN, J. ; OLIVEIRA, J.A. Attention deficit hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common etiology? Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015.

4. GOULARDINS, J.B.; BILHAR, J. C ; CASELLA, E. B.; NASCIMENTO, R.; OLIVEIRA, J. A. Motor profile of children with attention deficit hyperactivity disorder, combined type. Research in Developmental Disabilities, v. 34, p. 40-45, 2013.

5. NASCIMENTO, R.O.; FERREIRA, L.F.; GOULARDINS, J.B.; FREUDENHEIM, A.; MARQUES, J.C.B.; CASELLA, E.B.; OLIVEIRA, J.A. Health-related physical fitness children with severe and moderate developmental coordination disorder. Research in Developmental Disabilities, v. 34, p. 4222-4231, 2013.

6. MARQUES, J.C.B. ; OLIVEIRA, J.A. ; GOULARDINS, J.B. NASCIMENTO, R.O.; LIMA, A.M.V. ; CASELLA, E.B. Comparison of child self-reports and parent proxy-reports on quality of life of children with attention deficit hyperactivity disorder. Health and Quality of Life Outcomes, v. 11, p. 186, 2013.

7. GOULARDINS, J.B.; NASCIMENTO, R.; AQUINO, F. A. O. ; MENDES, L. O. ; CASELLA, E. B.; Hassue, R.H.; OLIVEIRA, J. A. TDAH e TDC: uma discussão das bases neurais. Revista Neurociências (Online), v. 23, p. 617-624, 2015.

8. ROSA NETO, F.; GOULARDINS, J.B.; RIGOLI, D.; PIEK, J. ; OLIVEIRA, J. A. Motor development of children with attention deficit hyperactivity disorder. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 37, p. 228-234, 2015.

9. OLIVEIRA, J.A.; JESUS, L.F.; NASCIMENTO, R.O.; GOULARDINS, J.B.; FREUDENHEIM, A.M. Área de atuação do egresso da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo: um retrato de formação profissional e acadêmica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Online), v. 12, p. 65-78, 2013.

10. OLIVEIRA, J.A.; GOULARDINS, J.B.; NASCIMENTO, R.O.; LIMA, A.M.V. ; IRAHA, A. Y. ; HASUE, R. H. O professor diante da criança com dificuldades motoras. O que fazer? Uma análise a partir de habilidades motoras básicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, p. 43-52, 2013.

11. GOULARDINS, J.B.; BILHAR, J. C.; CASELLA, E. B. Quality of life and psychomotor profile of children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), v. 69, p. 630-635, 2011.

12. GOULARDINS, J.B.; BOFI, T.C. A influência das atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor de crianças com paralisia cerebral. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. Año 15, p. 148, 2010.

13. GOULARDINS, J.B. O aleitamento materno e a síndrome do respirador oral. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. Año 15, p. 150, 2010.

14. FREIRE, A. C.; GOULARDINS, J.B.; PERES, P. T.; PADOVANI, D. S.; GIL, K.V.; LIANZA, S. PedsQLTM 4.0 como instrumento de evaluación de calidad de vida en niños con parálisis cerebral. Revista Argentina de Rehabilitación, v. 2 (1), p. 39-43, 2007.

4 Comentários

  1. Adriano Saiz disse:

    Olá, por favor se puder indicar-me alguns grupos de discussão fico muito agradecido. Aguardo.

    • Juliana G. Juliana G. disse:

      TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Brasil)
      TDAH – Céu Aberto – Grupo de Ajuda Transtorno de Atenção e Hiperatividade
      TDHA (déficit de atenção) e possibilidades de tratamento
      TDAH: vida Adulta – grupo para TDAH’s adultos Profissionais e Interessados
      Associação de Pais Inspirare

  2. Adriano Saiz disse:

    Prezados, boa tarde. Vi diversos assuntos debates na jurisdição sobre tdah encaixando como deficiente em concursos público, inclusive uma PL já comentada por você que foi aprovada no congresso a qual modifica muita coisa sobre o assunto. Saberia, por favor se há alguma jurisprudência ou algo relativo ao assunto, pois passei em concurso como inscrito como tdha cid. 10, mas informam que não é deficiência. Teriam algo para para ajudar-me, apoiar-me em alguma lei ou caso parecido? Grato e aguardo.

    • Juliana G. Juliana G. disse:

      Oi Adriano, infelizmente não sou da área de direito e não tenho conhecimento sobre isso.
      Não sei se você conhece algum dos grupos no facebook sobre TDAH, talvez seja um lugar interessante para levantar o assunto e trocar experiências. Se quiser posso indicar alguns.