Gamebook para potencializar funções executivas será lançado em agosto


Crianças e jovens costumam passar horas do dia jogando, mas se antes os jogos virtuais e videogames eram considerados vilões, hoje já são considerados muito mais que entretenimento. Eles são fenômenos culturais que contribuem para o desenvolvimento de diversos processos cognitivos.

Um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), coordenado pela Profª Drª Lynn Alves, pode ajudar pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O Gamebook se constitui em uma mídia híbrida com elementos de games e de appbook (livro com narrativa interativa), que objetiva potencializar as funções executivas como memória de trabalho, planejamento, flexibilidade cognitiva, atenção sustentada, monitoramento e controle inibitório em crianças com e sem indicação de TDAH, na faixa etária de 8 a 12 anos.

gamebook tdah

Esta mídia financiada pela Capes, Fapesb e Uneb, convida o leitor-jogador a imergir no universo da Floresta Amazônica, onde vai encontrar os Guardiões da Floresta, o lobisomem, Luno; a Iara; o Curupira Aram e o Saci Pererê Saci Pereira que juntos com Lyu, nossa personagem jogável, irão proteger a Floresta da devastação que a fábrica Aragon vem provocando. Nesta aventura, o leitor-jogador vai ser desafiado a solucionar problemas que irão exigir o treino das funções executivas.

A equipe de desenvolvimento é ampla: Coordenação geral: Lynn Alves, Game designer e gerente de projeto: Filipe Pereira, Diretor de Arte: Danilo Dias, Artista: André Laws, Designers de games: Mariá Raposa Branca, Italo Coslop e Maryana Santana e Windson Fonseca, Programadores: Laíza Camurugy, Lucas Lisboa dos Santos, Jesse Néry, Sound Designer: Aldemar Macedo, Animador: Caê Almeida, Roterista: Gustavo Erick, Assessoria de Drama: Victor Cayres, Pesquisador na área de mídias digitais (ebooks, appbooks, etc): Elias Bitencourt, Neuropsicólogas: Camila  Bonfim e Inis Leahy, Psicopedagoga: Patrícia Rocha, Bolsistas de IC: Lygia Fuentes (Pedagogia), Nathália Carneiro (Psicologia) e Jéssica Guimarães (Psicologia).

O Gamebook estará disponível nas Appstores (Apple Store e Google Play) gratuitamente a partir de 01 de agosto de 2015. Convidamos vocês a interagir com o Gamebook e aguardamos o seu feedback.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *