Como tratar o TDAH?


adhd_boy

O tratamento do TDAH inclui orientação da família e da escola, um suporte com terapia especializada e uso de medicamentos, de acordo com as necessidades de cada paciente.

O tratamento medicamentoso é importante e utilizado na maioria dos casos, pois determina acentuada redução dos sintomas principais e melhora significativamente as dificuldades sociais, familiares e escolares ou laborativas dos pacientes.

As terapias de suporte são indicadas de forma individualizada. Algumas crianças precisam de acompanhamento fonoaudiológico, outras de pedagogos, mas a maioria das famílias necessitará em algum momento do suporte psicoterápico. A integração dos serviços com um psiquiatra infantil, psicólogo e/ou profissionais da saúde mental pode ser indicada, especialmente se o indivíduo com TDAH também outros transtornos e continua a experimentar dificuldades, apesar do tratamento medicamentoso. Embora nem toda criança necessite psicoterapia, todo caso de TDAH requer orientação.

A associação da família, da escola, dos terapeutas e dos médicos é fundamental para que as medidas tomadas tenham melhor efeito. Também a comunicação entre os pais, professores e demais profissionais da escola são essenciais para a monitoração do progresso e efetividade das intervenções.

Não deixe de ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *