Remédios funcionam para o TDAH?


Na maioria dos casos de TDAH os remédios fazem parte do tratamento. Os efeitos benéficos da medicação tem sido indicados em inúmeros estudos científicos no mundo todo. Eles incluem melhora da concentração, diminuição da impulsividade, de comportamentos agressivos e/ou antissociais, da hiperexcitabilidade e diminuição da agitação motora, além de melhora na motivação, coordenação motora, habilidade visomotora e da interação pessoal.

As medicações estimulantes são os agentes farmacológicos mais utilizados no TDAH e podem propiciar alívio sintomático significativo, com melhora do comportamento e do rendimento escolar. Os estimulantes metilfenidato e Lis-dexanfetamina são os medicamentos de primeira escolha.

medicamentos

O metilfenidato é o medicamento mais comum entre os pacientes com TDAH. Seus benefícios aparecem em 70%-80% dos artigos científicos. Muitas publicações científicas confirmam em seus resultados a eficácia do uso do medicamento como terapêutica para o transtorno e concluem que o medicamento é imprescindível no seu tratamento.

Outros medicamentos também são utilizados para o tratamento do TDAH embora não tenham a mesma eficácia dos medicamentos de primeira escolha. São eles:os  antidepressivos (tricíclicos e bupropiona), os agonistas-adrenérgicos (clonidina/guanfacina), a atomoxetina e o modafinila.

Os tratamentos acima descritos possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta ao seu médico de confiança. Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de parecer ou diagnóstico aos visitantes, tarefa esta que é reservada exclusivamente a profissionais de saúde especializados.


Não deixe de ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *