Quais os fatores ambientais que podem levar ao TDAH?


No artigo O TDAH é genético? mencionamos que a manifestação do TDAH pode ocorrer pela interação gene-ambiente. Mas quais seriam os fatores ambientais que poderiam favorecer o aparecimento desse transtorno?

Certamente não são, como muitos pensam, os fatores culturais, a forma de educação que recebem dos pais ou conflitos emocionais e psicológicos.

fumo na gestação

Na verdade, entre os fatores ambientais encontramos a exposição ao fumo, álcool, estresse e cafeína durante a gravidez. O fumo na gestação classicamente tem sido considerado como o fator não genético mais relacionado ao TDAH, sendo apontado uma razão de chance cerca de quatro vezes maior do aparecimento de TDAH em filhos de mães fumantes, quando comparadas às não fumantes.

As associações de TDAH com complicações pré e peri natais como prematuridade e baixo peso ao nascer, deficiência de ácidos graxos, zinco, ferro e a presença de aditivos alimentares estão sendo cada vez mais pesquisadas. Entretanto, os resultados ainda não podem ser considerados conclusivos para todas essas possibilidades.

Não deixe de ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *