Exemplos de superação – Famosos com TDAH


Decidi escrever esse post, depois do pedido de uma leitora de nossa página no Facebook, que se dizia cansada de matérias sobre comportamento e medicações e que gostaria de publicações com resultados positivos, de pessoas com TDAH que cresceram e se tornaram bons pais e profissionais.

Por isso, selecionei cinco exemplos de homens famosos que convivem com o diagnóstico de TDAH desde a infância e aprenderam a gerenciar sua vida, lidando com os sintomas. Fato que não os impediu de serem medalhistas, ter grandes empresas e fortunas, atuar em programas de  TV, entre outras coisas.

Justin Timberlake

justin timberlake

O cantor vencedor do Grammy disse em uma entrevista ao Collider.com que ele tem “ADD mixed with OCD” (TDAH com TOC). Isso não o impediu de fazer sucesso ou escrever hit após hit.

Jamie Oliver

jamie oliver

O famoso chef de cozinha disse ao site  Celebrities with Diseases que recebeu o diagnóstico de TDAH quando era criança, mas que uma alimentação saudável o ajuda muito. Hoje, ele é um grande defensor da merenda escolar saudável e da eliminação de junk food (porcarias ou comidas ruins) das dietas de crianças, como uma forma de lidar com transtornos de atenção.

Will Smith

will smith

O ator também disse ao site Celebrities with Diseases que cresceu sendo “o divertido que tem problemas para prestar atenção”, e que apenas na fase adulta ele foi diagnosticado com TDAH. Ele comenta ainda que para superar as dificuldades de leitura, costumava utilizar recursos auditivos, como áudio-livros.

Michael Phelps

phelps

O nadador acumulou 14 medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim e Atenas. Mas Phelps comenta que a natação não é apenas um esporte para vencer; é uma maneira de lidar com seu TDAH. A mãe de Phelps, Debbie descreve a manifestação clássica dos sintomas em seu filho: não fica parado ou é incapaz de se concentrar. No entanto, ele canalizou isso na natação, e com incentivo contínuo e reforço positivo, conseguiu conquistar seus objetivos.

Sir Richard Branson

Sir Richard Branson virgin

Fundador da Virgin e aventureiro Sir Richard Branson tem TDAH, mas isso não o impediu de possuir uma grande companhia aérea, enviar turistas para o espaço ou construir um avião debaixo d’água. Branson é a prova viva da estatística relatada na Psychology Today, de que as pessoas com TDAH são 300% mais propensas a abrir sua própria empresa. De fato, ele começou a sua própria revista chamada Student quando ele tinha apenas 16 anos.

Então gostou? Essas são as cinco celebridades que sabem lidar com o TDAH e fazem a diferença na vida de outras pessoas. Portanto não se acomode, todo mundo tem um talento especial, qual é o seu?

5 Comentários

  1. Avatar Heloísa disse:

    Gostaria de saber se existe tratamento para crianças com TDAH e qual profissional podemos procurar?
    E também se tem ajuda para os pais como tratar a criança?

    • Juliana Goulardins Juliana Goulardins disse:

      Olá Heloísa, existe sim tratamento para o TDAH, incluindo diversas modalidades terapêuticas, mas o profissional mais habilitado para dar as orientações iniciais em cada caso é o médico, normalmente um neurologista ou psiquiatra especializados. No site da ABDA você encontra uma lista de profissionais e diversas outras informações, inclusive para pais.

  2. Avatar julya N. silva disse:

    Então eu ainda tenho jeito né!!!!

  3. Avatar Jorgeanne de Moura Brito disse:

    TDAH
    SÓ SABE COMO É
    QUEM TEM
    OH RAÇA
    INCOMPREEDIDA

  1. outubro 19, 2015

    […] a boa repercussão do post Exemplos de Superação – Famosos com TDAH, resolvi selecionar mais exemplos de celebridades que confirmaram publicamente seu diagnóstico de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *